Ontem eu estava andando na rua com o Leo. Começou a temporada de chuvas e isso quer dizer que os dias por aqui têm sido bem mais frescos, já que DF está a mais de 2000m de altitude... no fim do dia sempre chove e sopra um ventinho fresco. Pois bem... o Leo ia no carrinho, vestido com uma calça, meias e um moleton, que tem capuz, mas sem vestir o capuz. Do outro lado da rua vinha uma moça carregando uma criança no colo, da maneira mais tradicional mexicana: enrolada em uma manta de lã. Daquelas bem felpudas que me coça o nariz só de ver....
Momento de fazer uma reflexão: eu nunca imaginei, antes de vir morar aqui, que encontraria características tão marcantes em uma população de uma país tão misturado. Me explico. Os franceses e os espanhóis tbm têm suas coisas típicas, como carregar a baguete embaixo do braço, levar uma sexta de vime na feira, levar o sanduiche (baguetinha) de jamon y queso enrolado no aluminio para comer no intervalo do jogo de futebol, comer semente de girassol....mas eu nunca imaginei que os mexicanos teriam tantas coisas marcantes... eu escrevi sobre minhas primeiras impressões aqui e sobre as segundas, aqui. Ainda faltam as terceiras... mas a mulher, a criança e a manta me fizeram pensar nisso ontem.
Hoje, quando fomos na aula de música lá no Gymboree, tava un vento fresco tbm... era final da tarde, e lá foi o Leo com seu moleton, e sem brincadeira, TODAS os amiguinhos da classe dele, sem exceção, chegaram enrolados numa manta felpuda e colorida! Só não tirei foto por que fiquei acanhada! E não pensem que por baixo da manta as crinaças estavam com pouca roupa, por que não estavam não!!!
Definitivamente este é um pais que tem uma cultura muito marcada, variada e rica....e que rende muuuuiiiitos posts.
Bom, vou lá ver se o Leo tá cuberto no berço! :o)