12.5.11

as calçadas de DF

Aqui na Cidade do México, a política das calçadas é igual ao Brasil: a calçada pertence ao dono do imóvel ao qual corresponde. Não existe PIOR política urbana que esta... por que então não existe um padrão de calçamento, não existe regra, não existe manutenção, não existe o PENSAR NO CIDADÃO. Depois de morar em Barcelona, onde a calçada é uma responsabilidade da prefeitura, onde os buracos são quase inexistentes, as rampas em CADA esquina são feitas de granito e todas iguais, como se fossem vendidas em um kit: rampa, "bordillo", semáforo + lixeira.


Eu tenho fotos das calçadas de BCN, mas tenho que procurar nos meus arquivos com mais calma. Essa imagem, é bem ilustrativa!

Além da qualidade "do produto" Barcelona souber tirar proveito até de suas calçadas e transformar em mais um detalhe arquitetônico que só agrega valor à cidade.


imagem daqui!

Bom, mas voltando ao México, este post não é propriamente para falar da má condição das calçadas dessa cidade e sim de uma coisa que é cultural (creio eu, por que não existe outra explicação) as JARDINEIRAS nas calçadas, que ocupam cerca de 60% do espaço da calçada.... vc nunca pode andar ao lado de alguém, por que vc bloquei a calçada toda... fora quando quase não cabe uma pessoa em cada sentido por causa da tal jardineira!

Aqui está uma pequena coletânea que eu fiz aqui nas redondezas de casa.... (as fotos são de qualidade mediocre, por que foram feitas com o blackberry)





Ficou faltando a campeã de todas, a do Palacio del Hierro!

No comments: