2.8.11

luis barragán

o mestre!

Barragán é o arquiteto mexicano mais famoso... morreu em 88 de Mal de Parkinson. Deixou um legado de casas feitas com todo o cuidado e o amor que este homem tinha pela arquitetura, Deus e a natureza. Eu tinha estudado sobre ele na faculdade e sempre escutei o Luis Montesinos (meu chefe espanhol) idolatrar a este homem... e só agora, depois de visitar 2 casas que ele fez aqui no DF em companhia da Lila e do Leo foi que eu pude perceber por que o Luis sempre falou tanto do chará... o cara era MUITO bom... devo confessar que houve momentos em que quase chorei de emoção!

Não se pode fotografar dentro das casas, então vou colocar algumas fotos da internet e outras que tiramos nos pátios.

A primeira casa que visitamos, foi a Casa Gilardi, a última casa feita por Barragán antes de morrer. Uma casa projetada em um terreno pequeno, feita para um homem solteiro. Hj em dia´, nesta casa vive uma família de 5 pessoas, que~vivem como se vivessem num museu, por que não alteraram nada, nem os móveis, nem os objetos de decoração, nem a dispoisição das panelas na cozinha!

a piscina, que fica dentro da sala de jantar... foi qdo eu vi essa piscina que eu quase chorei....

o corredor que liga a entrada à piscina.. um amarelo intenso... muita luz.

a arquitetura de Barragán é luz....


eu, Leo e Lila no pátio

pátio I

cactus...

pátio II

Depois visitamos a Casa/Estudio Luis Barragán... onde ele viveu grande parte da vida e onde morreu. Dessa casa, só tenho a foto da janela da sala de estar.... um janelão que dá para um jardim lindo... selvagem! A cruz é sempre um elemnto presente... a sua crença e fé. As proporções e a luz....


Agora quero ir visitar as outras casas e o convento!!

2 comments:

Anonymous said...

Querida!!! me encantan tus fotos! y lo que escribes siempre lo tradusco. Me encantan tus historias. Te extranio.=JG

Laura Motta said...

Ai, esse foi o que vc me contou lá no Rincon argentino, que seus olhos se encheram de lágrimas??? Adoreeeei!!