30.8.10

eu e a reciclagem

   Fazia tempo que eu queria escrever sobre o lixo e a reciclagem... mas enquanto estava na Espanha nunca encontrava o tempo.... agora que estou com crise sobre o assunto, achei uma boa hora para escrever!

Em Barcelona foi onde aprendi a reciclar. Na minha cozinha eu tinha 5 lixeiras diferentes:

1- lixo organico
2- vidro
3- papel
4- plástico/lata/embalagens no geral
5- lixo que não se recicla.



a prefeitura de BCN entregava essas bolsas para pepel, plastico e vidro, respectivamente,



e esses para o lixo orgânico junto com sacos bio-degradáveis.

Lá em BCN sempre vivi em edificios onde vc é responsavel por descer o lixo até os containers da rua e  cada lixeira acima mencionada tem seu container correspondente na rua... no começo vc acha um saco, e sente saudades da facilidade de só por o lixo pra fora no corredor do apto, mas com o tempo o fator descer o lixo passa a fazer parte do seu dia-a-dia. Portanto, depois de 6 anos, virei uma maniaca da separação do lixo, e sempre glorifiquei Barcelona por seu avançao neste setor. Sempre acreditei que QUALQUER cidade deveria fazer igual... não é tão complicado assim separar o lixo, e no final vc sente que faz sua parte com a natureza! Separando o lixo é qdo percebemos quanta embalagem desnecessária vem com cada produto que compramos e quanto lixo produzimos!



esses são os containers de BCN: papel, vidro, plástico, lixo normal e lixo orgânico.

Pois bem, agora vivo em Ciudad de Mexico, e aqui NÃO existe a separação do lixo. Existe, mas está looooonge de ser algo levado a sério ou ideal. Separam entre orgânico e inorganico. PONTO. Como assim o vidro, a latinha e a garrafa pet, vão junto com o jornal e com o lixo que não se recicla???

Aqui no prédio vc não tem que descer o lixo, é só jogar pelo duto que está na escada.... ótimo. Tem dias para o orgânico e dias para o inorgânico, já é algo.... mas e qdo vc vê que o seu vizinho de porta NÃO separa o lixo, e qdo vc vê lá no térreo que o lixo tbm não é separado..... oq ue vc faz??

Opção 1: se agonia como eu, que sofro qdo jogo uma folha de papel junto com tetrabic do leite?
Opção 2: separa tudo, mesmo sabendo que depois tudo vai se juntar, por que pelo menos assim fico com a conciencia tranquila???
Opção 3: proponho para o condominio a separação do lixo (360 aptos) mesmo sabendo que depois na rua o lixo não vai ser separado?
Opção 4: faço composto em casa, pelo menos garanto que meu lixo orgânico vai ter um fim correto?? ***
Opção 5: esqueço meu aprendizado dos últimos 6 anos???

*** o composto eu vou tentar fazer na minha sacada... no ano que vem, qdo tudo estiver organizado por aqui e eu já tiver minhas plantinhas!

5 comments:

Anonymous said...

e o marido sofre sem saber onde por qual lixo onde....

Anonymous said...

e o marido sofre sem saber onde por qual lixo onde....

Anonymous said...

Eu acho que você tem que propor ao condominio separar. De repente você encontra uma empresa que compra o lixo separado. No Brasil há 10 anos, quando eu trabalhava na Price, a reciclagem nao era tao normal como hoje, mas pelo pelo o papel é fácil encontrar quem compre.

Anonymous said...

Quis dizer que na Price a gente reciclava papel e podia levar o de casa também. Porque eles encontraram uma empresa que comprava. Porque já que os trabalhadores do prédio vao ter que ajudar, pelo menos entra uma grana por aí.

mp said...

Maricota... já descobri que o supermercado aqui perto de casa recebe o lixo separado! Mas tbm vou propor aqui no predio sim!!!